segunda-feira, 4 de abril de 2011

Personal trainer: O profissional de qualidade



O número de profissionais de educação física , que oferecem o serviços de Personal Trainer, recomenda aos clientes à necessidade de identificação da qualidade desse serviço. Conceitualmente, o treinamento personalizado visa à aplicação adequada de sobrecarga para o desenvolvimento do condicionamento físico, de acordo com as necessidades e objetivos do cliente (GUEDES DP, JUNIOR TPS, ROCHA AC, 2008).
Com isso, quando observamos conhecimento teórico dos profissionais da área, encontramos hiatos na formação acadêmica, bem como, na prática realizada. Isso pode ter sido ocasionado pela generalização dos conteúdos dos cursos de graduação de educação física das universidades , o que tem sido minimizado pelos treinadores que buscam aprendizagem contínua, através de cursos de pós-graduação.
O conhecimento de algumas disciplinas é indispensável para o profissional de Educação física: Fisiologia, fisiologia do exercício, teoria do treinamento físico, biomecânica e pedagogia da atividade motora. O desenvolvimento da ciência nessas disciplinas indica também ao profissional de qualidade a necessidade de se manter atualizado.
Quando buscamos cursos de especialização, para adquirir conhecimentoMas podemos também adquirir conhecimento adequado por meio da leitura de artigos acadêmicos publicados em revistas científicas. Tendo em vista, como quase todas as prestações de serviços atuais, o treinamento personalizado está inserido em um processo de especialização. A educação contínua torna-se uma exigência básica para a qualidade e progresso de todos os profissionais desta área.
Personal Trainer: A qualidade para o cliente
O personal trainer tem o potencial de influenciar uma parte da sociedade a praticar atividade física, adotar hábitos alimentares saudáveis e ajudar seu cliente a programar mudanças de estilo de vida relacionadas ao estresse, ao histórico familiar de doenças cardíacas, obesidade, pressão e colesterol alto. O fato é que o treinamento personalizado é a melhor maneira de guiar uma pessoa a resultados saudáveis.
O estilo e o profissionalismo, geralmente, é o motivo pelo qual as pessoas têm aderido aos treinadores vigentes. O estilo pode salientar características especiais que, por exemplo, fazem com que você dê atenção incansável a um aluno. A linguagem corporal e/ou a capacidade de perceber as necessidades emocionais do cliente, pode proporcionar ao aluno, que ele se sinta a única pessoa no mundo enquanto dura a sessão de exercícios. Esse tipo de serviço o diferencia de outros profissionais.
Os profissionais do condicionamento físico que acreditam no avanço progressivo não fazem com que seus clientes pensem que precisem se submeter a treinamentos desgastantes todos os dias. Em vez disso, incentivam seus clientes a caminharem ou pedalarem no parque, e como as pessoas gostam e aproveitam os exercícios de baixa/moderada intensidade, é mais provável que continuem a se exercitar pelo resto da vida (BROOKS, 2004). O programa bem periodizado permite ao aluno períodos em que realizar manutenção capacidades físicas adquiridas, o pode ser alcançado por atividades de intensidade moderada.
Existe um enorme número de clientes no mercado para o profissional que consegue identificar e satisfazer a necessidades da população. Cerca de 80% da população não se exercita regularmente. Muitas pessoas dessa categoria afirmam que não se exercitam, em parte, “porque não são compreendidas” (BROOKS, 2004).
Portanto, o profissional do treinamento personalizado necessita observar e interpretar as características psicológicas, o estilo de vida e histórico médico do cliente para prática de atividades físicas, e anexar a suas sessões diárias de treinamento, a fim de alcançar objetivos desejados. Como sugestão, identificamos que o bom entendimento do perfil do aluno permite que as sessões de exercícios possuam uma influência positiva além do comum.

Referências:
BROOKS DS. O livro complete para o treinamento personalizado. Ed Phorte. 2004.
GUEDES DP, JUNIOR TPS, ROCHA AC. Treinamento personalizado em musculação. Ed. Phorte. 2008
http://personaltrainer.blog.br/personal-trainer-o-profissional-de-qualidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário